A Rede de Colaboração em Reagentes (Reagent Collaboration Network – Reclone) celebra hoje um marco importante com um financiamento de dois anos concedido pela Iniciativa Chan Zuckerberg (CZI). Esse financiamento será fundamental para continuar expandindo sua rede na América Latina, com o objetivo de desenvolver e distribuir materiais biológicos e reagentes abertos para pesquisa biomédica.
Background
As cadeias de suprimento para ferramentas biológicas na América Latina enfrentam desafios únicos, com custos e tempos de entrega muitas vezes superiores aos dos países de alta renda. Devido a intermediários, custos de envio e acesso limitado à distribuição local, os pesquisadores na região precisam investir consideravelmente mais tempo e recursos para obter reagentes essenciais. Barreiras adicionais, como procedimentos alfandegários, impostos e financiamento local limitado, aumentam esses custos, criando obstáculos ao acesso a materiais de biologia molecular. Esses fatores contribuem para desigualdades na capacidade de pesquisa, dificultando o progresso científico e a capacidade de resposta na saúde pública.
O compartilhamento aberto de biomateriais pode ser transformador, especialmente para apoiar a produção local de ferramentas e reagentes de pesquisa e promover práticas de ciência aberta. Com essa abordagem, a Reclone visa capacitar pesquisadores latino-americanos, aumentando a produtividade em pesquisa e a capacidade de resposta em saúde pública em toda a região.
O Projeto
A Reclone busca expandir significativamente seu alcance e impulsionar mudanças positivas no acesso científico e na inovação na região, construindo uma rede colaborativa de pesquisadores latino-americanos comprometidos com o desenvolvimento, uso e distribuição de materiais biológicos abertos. Com o apoio da CZI, o projeto começará fortalecendo o Hub de Reagentes da Reclone na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo) em Mendoza, Argentina. Além disso, a Reclone estabelecerá novos nodes na Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC Chile) em Santiago, Chile, e na Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH) em Lima, Peru.
Esses hubs promoverão o acesso equitativo a ferramentas biológicas essenciais em toda a América Latina, por meio do desenvolvimento e distribuição de recursos educacionais abertos autossustentáveis (REA) usando reagentes abertos, além de treinamento sobre o compartilhamento de biomateriais para pesquisadores, universidades, profissionais de transferência de tecnologia e formuladores de políticas. Essa iniciativa também fomentará a construção proativa de comunidades e abrirá novas oportunidades, como bolsas de estudos e outros mecanismos de troca de conhecimento em toda a América Latina.
Em resumo, a Reclone América Latina propõe:
- Estabelecer um Hub da Reclone na UNCuyo (Argentina) e nós no Chile e Peru para construir uma rede de capacitação para pesquisadores em toda a América Latina;
- Promover a Rede Reclone Latino-Americana e defender os princípios da ciência aberta, enfatizando os benefícios de compartilhar biomateriais, reagentes e protocolos;
- Capacitar pesquisadores latino-americanos na criação e uso de recursos abertos para educação e pesquisa biomédica;
- Gerar e compartilhar melhores práticas para biomateriais abertos, incentivando universidades em toda a América Latina a adotarem políticas institucionais que apoiem ferramentas de ciência aberta em pesquisa biomédica.
Perspectivas
Liderando esta iniciativa está a Dra. María Teresa Damiani:
Estou emocionada em anunciar que estamos lançando o Hub Reclone América Latina na Universidade Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina! Graças ao apoio da Iniciativa Chan Zuckerberg, este projeto ambicioso ampliará o acesso a ferramentas biotecnológicas, capacitando a pesquisa biomédica inovadora em toda a América Latina. Esperamos fomentar a rede colaborativa da Reclone, impulsionando avanços científicos na região e além.
Dra. María Teresa Damiani, Líder do Hub na América Latina na UNCuyo
A fundadora da Reclone, Dra. Jenny Molloy, também está entusiasmada com as perspectivas desse financiamento:
Estou encantada que a CZI tenha reconhecido o potencial dos kits de ferramentas de DNA compartilhados abertamente para acelerar a pesquisa biomédica, e espero que a América Latina lidere o caminho no desenvolvimento de um modelo escalável para a comunidade global da Reclone.
Dra. Jenny Molloy, Co-Líder Global da Reclone na Universidade de Cambridge
Colaboradores de longa data da Reclone, os líderes dos nós na América Latina também veem um grande impacto com o apoio desse projeto:
A produção de reagentes permitiu reduzir os custos em 1 a 2 ordens de magnitude, viabilizando cursos práticos e projetos que, de outra forma, seriam proibitivamente caros. Espero que este projeto possa ajudar a estender essas possibilidades a outros pesquisadores e instituições da região.
Dr. Fernán Federici, Co-Líder Global, & Dr. Cesar Ramírez, Co-Líder do Node no Chile na PUC Chile
O acesso a enzimas sempre foi um gargalo para o desenvolvimento de biologia molecular e biotecnologia no meu país. Estou animado para pensar em todas as possibilidades que os colegas poderão explorar ao terem uma alternativa rápida e acessível para desenvolver suas próprias ideias sem essas restrições materiais injustas.
Dr. Daniel Guerra, Líder do Node no Peru na UPCH
Dado que a construção de comunidades sempre foi uma parte integral da Reclone, o financiamento também apoiará uma Community Manager dedicada para a América Latina, Cibele Zolnier, no Brasil.
O projeto será oficialmente lançado em 5 de novembro, durante um evento na UNCuyo focado em ciência aberta e cidadania digital, o Conversatório: Ciência Aberta e Cidadania Digital. A sessão será realizada às 11:40 GMT-3 (14:40 UTC), com transmissão ao vivo no Youtube: https://www.youtube.com/live/9TIgjIETKnk
Este é apenas o começo, pois a rede pretende expandir ainda mais, criando mais nós e impactando mais pesquisadores em toda a região. Agradecemos à CZI pelo apoio em tornar esses esforços possíveis!
Para saber mais sobre a Reclone na América Latina, entre em contato: latam@reclone.org
About Reclone
The Reagent Collaboration Network (Reclone) was founded in 2020 by researchers in Latin America, Africa, North America, and the UK to convene a community that could address inequities in access to reagents globally, through sharing and partnership. Reclone has since convened five symposia and over 20 community meetings including information on open material transfer agreements and other aspects of open materials. The community has also published ten open protocols via protocols.io and developed an open-source research in diagnostics DNA toolkit for manufacturing key molecular biology enzymes. Latin American researchers have been at the forefront of developing and deploying these open science resources.
About CZI
The Chan Zuckerberg Initiative (CZI) was founded in 2015, by Priscilla Chan and Mark Zuckerberg. The foundation aims to help solve some of society’s toughest challenges – from eradicating disease and improving education to addressing the needs of local communities. Their mission is to build a more inclusive, just, and healthy future for everyone. Across their work in Science, Education, and within local communities, CZI pairs technology with grantmaking, impact investing, and collaboration to help accelerate the pace of progress toward their mission.